top of page

Reflexologia podal e seus benefícios...

Define-se a Reflexologia como “a ciência e a arte que lida com o princípio de que nos pés e nas mãos existem áreas de reflexos que correspondem a todos os órgãos, glândulas e partes do corpo” (TASHIRO, 2001), como se sob os pés estivesse desenhado todo o corpo humano.

Desta forma, a Reflexologia Podal é aplicada como uma técnica de massagem em pontos existentes sobre a planta e o dorso dos pés que representam todos os órgãos e os membros do corpo humano, possibilitando um relaxamento e um equilíbrio corporal, porque, ao estimulá-los a energia corpórea produzida é liberada e utilizada pelo organismo do individuo.              

Este relaxamento e equilíbrio ocorrem por causa da manipulação dos pés do individuo e das reações que ele apresenta ao toque em cada um dos pontos reflexos, quando o reflexologista identifica pontos doloridos e relaciona-os aos órgãos ou partes do corpo. Por volta de 1893, Dr. Cornelius descobriu que condições físicas de determinadas áreas do corpo melhoravam quando, pontos específicos dos pés eram massageados, com isso, iniciaram-se os estudos da Terapia das Zonas.

Alterações benéficas...

 *Estimula a produção hormonal de endorfinas, que funciona no organismo como uma espécie de analgésico contra sensações de dor.* Desintoxica o corpo* Elimina o Stress, provocando um bem estar físico e mental.* Equilibra o yin/yang do organismo*Melhora a circulação sanguínea, facilitando o transporte de oxigênio e nutrientes e a limpeza de toxinas celulares.* Melhora o sistema imunitário* Normaliza as funções corporais. 

A ação da reflexologia pode ser muito benéfica em alguns tipos de problemas de saúde descritos a seguir:

 

Dor de cabeça

Perna inchada

Coluna

Artrite 

Vista cansada

 Asma

Nervo Ciático 

Cálculos renais 

Prisão de ventre

Constipação 

Ansiedade

Digestão

Labirintite 

Enxaqueca

Tensão nos ombros          

Fadiga 

Fígado 

Peso

Hipertensão 

Entre outras

 

Aplicação da reflexologia...

O intervalo entre cada sessão de tratamento deve ser de sete dias. São recomendadas pelo menos dez sessões. “É muito importante o  terapeuta antes de iniciar a primeira sessão fazer uma avaliação sobre o estado de saúde do individuo.

É nessa avaliação inicial que serão detectados os problemas e definidos os pontos de aplicação”.

Há algumas contra indicações para a aplicação da reflexologia:

* Caso de trombose ( pois a massagem pode deslocar o coágulo sangüíneo);

* Diabetes (especialmente se o paciente utilizar insulina)

* Gravidez;

* Fraturas ou lesões;

* Varizes expostas;

* Pacientes cardíacos com marca-passo;

* Dermatites.

É importante ressaltar que a reflexologia não é um substituto para o acompanhamento médico e deve ser aplicada apenas por profissionais altamente qualificados e capacitados.

Please reload

bottom of page