top of page

O que é Geriatria e Gerontologia?

 

Geriatria Ã© a especialidade médica que trata dos idosos e que previne as doenças da velhice.É uma especialidade de abordagem multidisciplinar, pois os idosos geralmente têm diversos problemas concomitantes.

Sendo assim, o tratamento deve ser multidisciplinar para que os índices de sucess​o sejam altos. Quase sempre os pacientes se beneficiam de tratamentos conjuntos com profissionais de áreas diferentes, como outras especialidades médicas, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Podologia, dentre outras especialidades.

Gerontologia Ã© a área do conhecimento humano que estuda a vida dos idosos nos seus vários aspectos: saúde, relacionamento sócio familiar, profissão, qualidade de vida etc.

Podologia Geriátrica atua em área especifica da podologia, que tem sob seus domínios os aspectos preventivos da atenção à saúde dos pés da pessoa idosa.

Podologia Geriátrica (podogeriatria)

 

A podologia geriátrica tem por objetivo amenizar alterações nos pés causadas ou agravadas pelo processo de envelhecimento, primando pela melhora na qualidade de vida.

Sendo o pé um órgão de suporte e locomoção, adquire na população idosa uma especial importância, pois permite a autonomia e mobilidade. No entanto, o processo fisiológico e natural que é o envelhecimento produz no pé alterações complexas e de difícil resolução, tendo o calçado um papel muitas vezes prejudicial.

Os idosos apresentam uma incidência maior de problemas circulatórios, neurológicos e diabetes, que em muitos casos podem refletir nos pés. Nesta fase da vida, a pele tende a ficar mais fina e ressecada, sujeita à formação de calosfissuras e de outras complicações. Com o auxilio de um profissional especializado em podologia, o idoso pode previnir uma série de podopatias com simples cuidados no seu dia a dia.

Please reload

Orientações e cuidados para a saúde e o bem estar

​

Atividade física é benéfica para o idoso

Quais são os benefícios da atividade física para a 3ª idade?

A atividade física faz com que o idoso se sinta mais animado, aumenta a força muscular e a capacidade cardiorrespiratória (tolerância ao esforço físico). 

A atividade física é segura na velhice?

​

Sim, quando praticados sobre supervisão profissional e com orientação médica. Já os exercícios de baixa intensidade (como a caminhada) são seguros e devem ser praticados por todos que não estão com alguma doença aguda ou descompensada.

Prevenção para o idoso...

Os idosos apresentam uma incidência maior de problemas circulatórios, neurológicos e diabetes, que podem refletir nos pés.Pode-se evitar uma série de patologias com simples cuidados no seu dia a dia...O idoso, por apresentar visão prejudicada e mobilidade diminuída, pode ter dificuldades em fazer uma auto inspeção dos pés. Cabe ao acompanhante ou cuidador, observar a higiene a limpeza e a secagem dos pés. O mesmo cuidado deve ser tomado no corte das unhas.Os chinelos podem ser perigosos, sendo fácil de enroscar nos tapetes, degraus e causar queda nos idosos, devem ser abolido.

Pés ressecados

Pés ressecados são comuns em idosos. Na prevenção de rachaduras e securas, devem-se manter os pés hidratados.Evitar a aplicação de creme hidratante entre os dedos, para não provocar (frieira) nestes espaços.Estar atento a eventuais alterações do aspecto da unha, como, espessura, cor, forma, etc.;     

Please reload

bottom of page