top of page

Diabetes mellitus é o aumento de glicose (açúcar) no sangue,  decorrente da diminuição ou alteração da insulina que é produzida pelo pâncreas. E que ocasiona modificações no metabolismo  exemplo: proteínas, gorduras, sais minerais e principalmente a glicose.

Neuropatia periferica

A neuropatia periférica é uma complicação crônica que provoca a diminuição ou a falta da sensibilidade nos pés. E que podem desencadear úlceras. Ocorre em virtude dos níveis altos de açúcar no sangue e na diminuição do fluxo sanguíneo para os nervos, em decorrência do diabetes.

Os nervos periféricos são geralmente afetados com o desenvolvimento da doença ao longo da vida e por isso manifestam-se mais frequentemente nos idosos.

Refere-se a um dano no sistema nervoso periférico, ou seja, os nervos são responsáveis por  levar os impulsos nervosos pela sensibilidade ao tato, pressão, temperatura e vibração. E devido a esta falta de impulsos nervosos é que se perde a sensibilidade.

A falta de sensibilidade no pé diabético é denominada, pé de risco.

​

Angiopatia Diabética (Macro angiopatia e Micro angiopatia)
As complicações tardias da diabetes são nas artérias e no sistema nervoso periférico.  Nas artérias tem o nome de angiopatia diabética. Resumindo, se o diabete atingir os pequenos vasos arteriais são –  micro angiopatia.

E se afetar os grandes  são - macro angiopatia. 

 

Qual é a atuação do Podólogo nestes casos?

É fazer a identificação previa do paciente diabético, através de avaliação continua (grau de controle dentre outros);

Inspeção no que seja relacionado a calçado, meias e autocuidado do paciente em questão de higiene;

Inspeção das laminas ungueais, avaliar o grau de acometimento das laminas e presença de alterações na cor,(encaminhar ao especialista);

Inspeção da marcha e alterações ósseas,(encaminhar ao especialista);

Identificação do grau de risco do pé diabético;

Prevenção nos cuidados dos pés;

Monitoramento e acompanhamento multidisciplinar (informações sobre tratamento e acompanhamento do paciente diabético).

 

Prevenção

 

O Idoso com diabetes mellitus precisa realizar um exame cuidadoso dos pés diariamente, focando sempre na região abaixo do calcanhar.

Fazer a inspeção cuidadosa do pé e informar sobre a sensibilidade do mesmo (falta e diminuição de sensibilidade), a presença de calosidades e feridas.

 

bottom of page